Ligue: (11) 4193-1826

Brumadinho: causas do rompimento de barragem

Laudo Pericial do Rompimento

O relatório final de fiscalização, produzido pelo Ministério Público do Trabalho, sobre a tragédia em Brumadinho, aponta 9 causas do rompimento de barragem que contribuíram para a tragédia que já matou 249 pessoas e outras 21 estão desaparecidas.

Oito auditores elaboraram o documento com 400 páginas do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, entregue dia 25/09/19.
Segundo o relatório um dos principais motivos foi o excesso de água no dique para o rompimento da barragem da Vale, que completa 8 meses desde o colapso.

Causas Prováveis

As causas do rompimento da barragem de Brumadinho são itemizados abaixo. Alguns desses itens faço um comentário breve, mas que são de minha total responsabilidade:

Causas Prováveis

Em resumo parece que tudo esbarra em custos que não são prioridades; porém, a segurança deveria vir em primeiro lugar.

Segundo um dos autores do laudo, 98 metros cúbicos de água deveriam ser esvaziados, por hora. Todavia para o auditor, houve um acúmulo inadequado de rejeitos. Quando a barragem foi construída, em 1976 não havia drenagem do dique. (aqui abro um parêntesis – se a barragem não tinha drenagem foi muito mal executada, contudo, erros acontecem)

Em 2016 já havia uma recomendação para a suspensão das atividades da Mina Córrego do Feijão.  vinte e um autos de infração foram lavrados contra a Vale, que ainda pode recorrer, entretanto ainda vamos ouvir esse assunto por muito tempo.

Fonte parcial do texto: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *